|
GreenFriends™
GreenFriends é uma organização da MA Math, criada para a conservação e protecção do meio ambiente que promove a consciencialicação da unidade entre a Natureza e a Humanidade. A organização baseia-se no ethos (valores e conduta) que é nosso dharma (dever) cuidar da Natureza, pela simples razão de que ela é nossa mãe. GreenFriends acredita que essa compreensão é essencial para restabelecer a harmonia perdida entre o homem e a natureza, bem como entre seres humanos - só quando nos apercebermos que a Mãe Natureza é a nossa verdadeira mãe iremos tratar todas as plantas, animais e outros seres humanos amorosamente como nossos irmãos e irmãs.
“Somente através do amor e da compaixão é possível a protecção e preservação da Natureza." Amma
A Mãe Natureza é responsável pelo nosso nascimento e crescimento. Nós crescemos rodeados e alimentados por ela. Como tal, é nosso dever cuidar dela e retribuir tudo o que ela nos dá. Este pensamento serve de inspiração a todas as actividades GreenFriends, enriquecendo-as com amor e fazendo com que os participantes coloquem o seu coração e a sua alma nelas.
GreenFriends foi iniciado na Índia em 2001 e desde então espalhou-se por todo o mundo, contando hoje com milhares de membros nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Os membros são de todas as idades, e até mesmo crianças pequenas participam.
Qualquer acção de serviço desinteressado para proteger e promover a consciencialização pela preservação da natureza pode ser considerada uma actividade de grupo GreenFriends.
Abaixo estão algumas possibilidades:
Actividades de grupo GreenFriends:
1. Conservar e limpar lagos, lagoas e riachos: limpeza, remoção de sedimentos, remoção de ervas daninhas como jacintos de água que se multiplicam muito depressa e diminuem os níveis de oxigénio, reduzindo as populações de peixes e outras formas de vida aquática.
2. Preparar e utilizar adubo a partir de restos alimentares e a partir de estrume; educar os outros sobre compostagem.
3. Criar um herbário para recolher e armazenar sementes para futuros projectos.
4. Reduzir o consumo de papel. Defender o uso das duas faces da folha de papel ou suportes electrónicos, sempre que possível.
5. Objectar contra o uso indiscriminado e o descarte incorrecto de sacos de plástico. Um saco de plástico sobre a superfície do solo torna-o impróprio para o crescimento de qualquer vegetação durante 50 anos. A queima de plásticos produz dioxinas, que foi provado poderem provocar defeitos congénitos em crianças. Podem ser emitidas mensagens públicas para sensibilizar as pessoas sobre esta questão.
6. Criar consciência sobre as plantas medicinais e cultivá-las em sua casa.
7. Destacar a importância de determinadas espécies, como as minhocas, encontradas geralmente em jardins, que são benéficas para o solo.
8. Realização de actividades como a pintura, jogos e questionários, etc. sobre a Natureza nas escolas e universidades.
9. Proteger e cuidar de animais, tanto animais de estimação como outros animais domésticos. Objectar contra o uso de couro e peles de animais produzidos por meios impróprios.
10. Abster-se de comer carne. Uma dieta vegetariana saudável é benéfica para o corpo, para a natureza e para a sociedade que depende da saúde da natureza e da humanidade para prosperar. Explicar os benefícios de uma dieta vegetariana aos outros.
11. Plantar rebentos de plantas / árvores regularmente. Acompanhar as plantações no início para garantir a saúde das plantas.
12. Organizar seminários / conferências sobre a conservação da Natureza.
13. Fazer apresentações de filmes sobre o estudo e a conservação da natureza nas escolas e para o público em geral.
14. Iniciar grupos GreenFriends nas escolas.
15. Ter atenção para que os projectos Amrita Vanam (Florestas Amrita) sejam acompanhados regularmente.
16. Retiros na Floresta - organizar um retiro de grupo de dois ou três dias numa área isolada, rica em vegetação. Praticar meditação, yoga, bhajans, etc ; fazer caminhadas pela natureza, caminhar com consciência e observar votos de silêncio. Realizar o trabalho de cultivo, plantação de árvores, remoção de lixo, etc. durante algumas horas cada dia.
17. Fazer retiros de meio-dia uma vez por mês, onde todos os membros da GreenFriends de uma área se possam reunir para discutir e planear actividades futuras, realizar sessões de treino para o público em geral ou para novos membros e realizar fóruns sobre temas actuais a respeito da natureza.
GreenFriends também organiza Prakruti Sameeksha – Palestras sobre a Natureza - em escolas e instituições várias para despertar a consciência sobre a inter-relação de todos os seres vivos. Estas palestras incentivam as crianças a amar a natureza e a servir a humanidade através da consciencialização ambiental.
Também realiza Aranya Sameeksha – Retiros na Floresta - onde os membros da GreenFriends passeiam na natureza, observam os ecossistemas e aprendem a evitar perturbá-los ou danificá-los. Também praticam meditação e discutem os ensinamentos da Amma, aprofundando a sua consciência da unidade da humanidade com a Natureza.
Actividades GreenFriends para qualquer pessoa:
1. Compromisso de plantar pelo menos 18 árvores por ano.
2. Fazer um voto para não retirar mais da natureza do que aquilo que se necessita, nem indevidamente destruir a natureza. A abundância da natureza não se destina somente a uma pessoa. Cultivar a ideia de que todos os seres – animais, plantas e seres humanos - têm o mesmo direito de desfrutar os dons da Natureza.
3. Praticar meditação na Natureza.
4. Plantar e cuidar de uma planta de Tulasi (planta da família do manjericão considerada sagrada na Índia) vendo-a como representante da Mãe Natureza. Regar a planta diariamente e beber água com um pouco de essência de Tulasi ou respirar o ar que a rodeia vai originar uma mudança significativa na nossa saúde física e mental. Nos lugares onde o Tulasi não está disponível, qualquer outra planta ou árvore pode servir como substituta e efectuado o mesmo ritual.
5. Compartilhar a filosofia GreenFriends com tantas pessoas quanto possível. Encorajar os outros a amar e respeitar a Natureza.
Alguns dos principais projectos realizados pelos GreenFriends:
Amrita Vanam (Florestas Amrita) - Florestas Imortais - reflorestamento, através da plantação de 100.000 novas árvores cada ano. Produção independente dessas árvores através da criação de 200 estufas.
Amrita Vanam é o programa de reflorestamento da GreenFriends. O programa incentiva as pessoas a plantar e a cuidar de novas árvores. Isto é feito a uma grande escala por um grupo da GreenFriends todos os meses de Novembro, no Kerala, Índia
Desde 2002 que a GreenFriends plantou 100.000 árvores todos os meses de Novembro, como parte deste programa. Actualmente isto está a ser feito em colaboração com o Departamento Florestal do Estado do Kerala, mas a GreenFriends está em processo de criação de 200 estufas próprias, de modo a ser capaz de gerar de forma independente 100.000 rebentos de árvores cada dois anos.
Na verdade não é necessário fazer parte da GreenFriends para participar no projecto Vanam Amrita. Tudo o que se tem que fazer é plantar e cultivar cinco, nove ou mais árvores numa única área. Amrita Vanam concentra-se especificamente em plantar árvores em terrenos de templos, em complexos hospitalares, perto de instituições de ensino, ao longo das estradas e em lugares públicos seleccionados. Mas você pode plantar as árvores em qualquer lugar que achar adequado.
Cada membro da GreenFriends faz ainda o voto de plantar e manter 18 árvores todos os anos por conta própria.
Kavinte Raksha Nadinte Raksha -"a protecção dos bosques-santuário é a protecção do país." Este é o nome do programa de GreenFriends dedicado à protecção e à proliferação de kavus, bosques-santuário, com o duplo objectivo de ajudar a sociedade a harmonizar-se com a Natureza e de protecção do ambiente.
A tradição do bosque-santuário é tão antiga quanto o próprio Kerala. Na verdade, os Kavus são conhecidos por toda a Índia por vários nomes - dev em Madhya Pradesh, devaraee em Maharashtra, Jogmaya no Rajasthan, lakyntang em Meghalaya... E muitas outras culturas, no Oriente e no Ocidente, têm tradições similares. Por milhares de anos, os Kavus do Kerala têm ajudado a manter o equilíbrio do ecossistema, mas agora os Kavus e o ecossistema estão em perigo.
Esta é uma tragédia, porque os Kavus não são apenas um meio para as pessoas reverenciarem a natureza, mas também um meio para proteger os recursos biológicos, para proporcionar santuários para a fauna e para a flora (especialmente plantas medicinais), para fornecer oxigénio às áreas envolventes e para fornecer reservas de águas subterrâneas profundas.
O programa da GreenFriends para a protecção e propagação de bosques-santuário começou em 2004. Os GreenFriends realizaram uma série de seminários em vários locais do Kerala explicando o significado e a importância dos Kavus. Às pessoas que frequentaram estes seminários foi-lhes então confiada a tarefa de propagar ainda mais a compreensão a respeito do valor destes bosques. Eles também são convidados a elaborar planos de acção para o estabelecimento de mais bosques-santuário nas suas áreas. Outra meta do programa é a de catalogar os bosques actualmente existentes.
Ao sentar-se e passar algum tempo junto aos bosques-santuário é possível começar-se a vivenciar a unidade de toda a criação. Podemos testemunhar o ecossistema em acção, a família - os pássaros, lagartos, insectos, os lagos, árvores e plantas. Os bosques-santuário são um microcosmo representativo de toda a criação. Neles podemos encontrar a nossa verdadeira Mãe, a Mãe Natureza.
É difícil abarcar o conceito da Natureza como nossa Mãe, mas através dos bosques-santuário, torna-se muito mais fácil. Quando nos aproximamos, devemos estar em paz e em silêncio - uma testemunha silenciosa de tudo o que vemos. Deveria ser como se estivéssemos a passar perto do quarto onde a nossa avó está a dormir. Devemos ser cuidadosos para não perturbar nada. Quando temos esta atitude respeitosa, a Mãe vai-se-nos revelar. Através da protecção dos bosques-santuário existentes actualmente e através do desenvolvimento de novos bosques, podemos sintonizar-nos com a Mãe Natureza e isso vai-nos ajudar, seres humanos, a resolver os nossos problemas.
Kavinte Raksha Nadinte Raksha (Bosques-Santuário) – reserva de uma pequena parcela de propriedade como um bosque-santuário, um santuário para plantas e animais, consistindo num lago e numa pequena área florestal. Cuidar do bosque como se cuidaria de um templo.
Como construir um Bosque-Santuário
Em essência, um bosque-santuário é um templo - um templo natural, onde a divindade adorada é o próprio templo. Qualquer pessoa pode criar um - simplesmente escolha uma área arborizada na sua propriedade com a intenção de que não seja transgredida, nem mesmo por si. O bosque-santuário é como o sanctum sanctorum de um templo.
Se necessário, pode fazer algumas cercas naturais em torno do seu bosque plantando pequenos arbustos, etc. Idealmente, o bosque terá um pequeno lago, mas não é absolutamente necessário. Ao iniciar o bosque, também se podem plantar algumas árvores nativas da sua zona.
Pode-se inaugurar o bosque-santuário com uma pequena oração. Para isso é apenas importante que as palavras venham do seu coração - essa é a linguagem que a Natureza entende.
Harita Teeram (Litoral Verde) - Plantação 100.000 árvores de casuarina na península de Alappad Panchayat*, no Kerala, Índia. As casuarinas não só embelezam o litoral como também protegem as praias da erosão.
A ideia de plantar árvores de casuarina na praia veio originalmente da Amma, antes do tsunami. Em Maio de 2003, com a abertura do novo Centro de Investigação de Ayurveda do Ashram, situado na praia, a Amma e os residentes plantaram casuarinas e coqueiros à frente de todo o edifício. Naquela época, a Amma tinha dito que queria ver toda a costa cheia de árvores.
Quando o tsunami atingiu a costa do Kerala em 26 de Dezembro de 2005, as árvores plantadas diante do edifício de Ayurveda, que no passado ano e meio tinham crescido cerca de cinco metros de altura, pareceram cortar alguma da força das ondas. Foi igualmente observado em Tamil Nadu que o litoral repleto de mangueiras viu, em média, menos danos do que o litoral estéril; em certas zonas as árvores pareceram reduzir o afluxo de água em 75 por cento.
O Ashram discutiu o plano com os líderes das aldeias e eles concordaram entusiasticamente. Estes sabem o quão importante é o problema da erosão na península de Alappad, e como as praias do panchayat* sofreram com a erosão durante os últimos 20 anos. Nos lugares onde costumava haver grandes extensões de praia, hoje não há, literalmente, quase nada, apenas um paredão construído pelo governo protege a costa de novas perdas.
Rapidamente o Ashram realizou um seminário de um dia com os chefes das aldeias e funcionários do Departamento de Engenharia Florestal. Decidiu-se plantar as árvores de casuarina ao longo da costa, mangais junto aos lençóis inter-tidais e algumas árvores de fruto e plantas medicinais em áreas residenciais.
Alguns dos aldeões interessados em participar no projecto foram levados para Tamil Nadu, onde programas similares contra a erosão têm sido postos em prática há já vários anos. Isto teve um grande impacto sobre os habitantes de Alappad. "Eu vi como as plantas ajudaram a manter o solo no sítio, e eu quero ver o mesmo êxito aqui na minha aldeia", disse Sadi Devi, uma das mulheres que participam no programa.
Vendo o entusiasmo dos moradores de Alappad, o Departamento Florestal está interessado na extensão do programa a todo o Kerala, com a intenção de abranger 280 quilómetros da linha costeira. Parece que o desejo da Amma de ver a costa do Kerala cheia de árvores pode tornar-se realidade mais tarde ou mais cedo.
*Alappad Panchayat é o conjunto de aldeias perto do Ashram de Amritapuri onde 142 pessoas morreram durante o tsunami de 2004. Os próprios moradores estão a ajudar na plantação das árvores. O projecto Harita Theeram - ou Litoral Verde, inclui a plantação de um total de 300.000 rebentos de casuarina na península Panchayat Alappad.
Microrganismos Eficazes
"Assim como a natureza se dedica a ajudar-nos, também nós nos deveríamos dedicar a ajudar a Natureza. Só então a harmonia entre a natureza e a humanidade poderá ser preservada."Amma
Apresentado ao mundo em 1982 por um cientista japonês, o Dr. Teruo Higa, o EM (microrganismos eficazes) é uma combinação de microrganismos aeróbios e anaeróbios que coexistem em simbiose numa solução líquida. Em linguagem vulgar, são "bactérias boas", microrganismos benéficos que naturalmente eliminam bactérias nocivas do meio ambiente e, ao mesmo tempo, reforçam a flora natural (sistema imunitário) do ambiente envolvente.
Quando as pessoas usam água para tomar banho, lavar e para limpezas em geral, esta fica contaminada com os detergentes, sabões e produtos de limpeza. Embora os produtos domésticos e produtos de higiene pessoal matem os germes, matam também as bactérias boas, removendo a resistência natural do ambiente. O EM é o único produto de limpeza doméstico que realmente ajuda o meio ambiente, limpando as canalizações, os tanques sépticos e ajudando os rios e mares, pois melhora a micro flora em todos os lugares com os quais entra em contacto.
O Ashram de Amritapuri começou a utilizar o EM em 2002. É agora usado nas instituições do Ashram por toda a Índia, incluindo o Hospital AIMS e a Universidade Amrita.
Estas são algumas das formas como o Ashram está a usar EM:
* Aplicada aos desperdícios de alimentos, transformando-os muito rapidamente em adubo para a jardinagem.
* Diluído e utilizado para toda a limpeza geral, em substituição de produtos químicos nocivos.
* Usado como um pesticida natural nos jardins.
* Usado no estábulo para reduzir significativamente o cheiro e a quantidade de moscas.
* Adicionado na lavandaria, reduzindo para metade a quantidade de detergente necessário.
* Adicionado a lagoas e cursos de água para reduzir a população de mosquitos.
O EM é muito barato. Na India custa apenas dez rupias por um a dois litros. |